Em Sumy, no nordeste da Ucrânia, fica a menos de 50 km da fronteira com a Rússia. Os enviados especiais da SIC na Ucrânia, Iryna Shev e Hugo Veigas, contam qual o sentimento da população nesta região.
A população vive uma mistura entre uma vida praticamente normal, tendo em conta a guerra que se vive no país, e o constante receio de algo possa piorara a qualquer momento. Um dos medos que têm é que as forças russas voltem a atravessar a fronteira no nordeste da Ucrânia e invadam a região.
Apesar disso, durante o dia a vida começa a voltar à cidade de Sumi, com as esplanadas abertas, os parques cheios de gente e música nas ruas. No entanto, há quem mantenha o dilema sobre se deve sair da cidade e procurar uma refúgio noutro lugar ou permanecer nas casas e vidas que foram construindo.
Durante a noite, a situação muda complemente: o recolher obrigatório começa às 22:00 e não há luzes em praticamente lado nenhum. Os polícias circulam pela rua para confirmar se as pessoas estão a cumprir as regras impostas na região.
Na Ucrânia, começa-se a falar do que poderá ser a Rússia depois desta guerra terminar. O discurso do Presidente Putin sobre a conquista de territórios que anteriormente pertenceram à Rússia foi completamente desvalorizado.
Há inclusive historiadores ucranianos que acham que vai acontecer é precisamente o oposto do que o Presidente russo disse, ou seja, que durante a liderança de Putin a Rússia vai perder repúblicas. De recordar que a Federação russa é composta por 22 repúblicas e 200 grupos étnicos.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS:
- Líder da NATO: apreensões da Turquia “devem ser levadas a sério”
- Putin no Dia da Rússia: “É importante para o país que as pessoas estejam unidas”
- Na primeira cidade tomada pelo Kremlin, 23 habitantes já têm cidadania russa
- Nova Azovstal? Russos cercam fábrica de produtos químicos em Severodonetsk
- McDonald’s na Rússia abre com novo nome e com novo proprietário
- Exército ucraniano diz que mantém controlo sobre Severodonetsk
- Rússia diz ter destruído grande armazém de armas ocidentais na Ucrânia
- Líder da Coreia do Norte expressa “total apoio” a Putin no Dia da Rússia
- Fuga do Donbass: milhares apanham o comboio que todos os dias sai de Pokrovsk para o ocidente