Mykolaiv é uma das cidades mais massacradas no sul da Ucrânia. Perto de 90 civis já perderam a vida nesta cidade, mas os mísseis russos não retiram os sonhos a esta população. É o que nos mostra a reportagem dos enviados especiais da SIC.
“Tínhamos planeado construir aqui um parque de skates, mas em vez disso acabámos a construir trincheiras”.
Yevgeny é um impulsionador paisagístico. O parque, agora entrincheirado, é a primeira linha de defesa do bairro, que fica na estrada de entrada que vem de Kherson. Yevgeny tem um sonho que, para já, está apenas no papel.
“Parque de skates, circuito de bicicletas, anfiteatro de dança, campo de basquetebol, de futebol, trampolins, circuito de manutenção, parque de parkour, pista de corrida e zonas de lazer.”
Mas, para já, a normalidade de Mykolaiv é a destruição. Bocados de mísseis de fragmentação espalhados pelas ruas, ao que os habitantes já nem ligam. A vontade é, ainda assim, de reconstruir.
Denis era o outro impulsionador do bairro, mentor do projeto. Faleceu de cancro no ano passado e já não registou com a sua câmara fotográfica as mudanças que o bairro está a sofrer.
“Fizemos esta imagem neste mural, com o Denis. Ele era um bom fotografo”.
Para concretizar o sonho vai ser necessário perto de um milhão de euros.
“Tiraram-lhe os seus sonhos?”, questionam os enviados da SIC.
“Nem pensar, eles não me conseguem tirar nada, só me fazem perder algum tempo. Não há nada que possam fazer para me tirar estes sonhos. Este sonho é meu! Ninguem me vai conseguir tirá-lo!”.
Saiba mais
- SIC na Ucrânia: a história das gémeas que vivem separadas pela guerra
- SIC na Ucrânia: o dia a dia da nova missão dos bombeiros de Mykolaiv
- SIC na Ucrânia: Mykolaiv está sem água há 16 dias, pela cidade existem dezenas de pontos de distribuição
- SIC na Ucrânia: a memória dos soldados ucranianos num cemitério de Mykolaiv
- SIC na Ucrânia: em Zaporíjia aprende-se a lançar cocktails molotov