O presidente da Câmara de Melitopol foi raptado esta sexta-feira por soldados russos que ocuparam esta cidade do sul da Ucrânia, disseram vários responsáveis ucranianos.
❗ Warning ❗
— Verkhovna Rada of Ukraine (@ua_parliament) March 11, 2022
A group of 10 occupiers kidnapped the mayor of #Melitopol (Zaporizhzhya region) Ivan Fedorov. He refused to cooperate with the enemy.#StopRussia #StopPutin
👇 pic.twitter.com/nV6OPlbGfh
“Um grupo de dez ocupantes raptou o presidente de Melitopol, Ivan Fedorov“, revelou o Rada, parlamento da Ucrânia, na sua conta do Twitter, acrescentando que “ele se recusou a cooperar com o inimigo”.
De acordo com a mesma fonte, o autarca foi detido quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km ao sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.
Um alto responsável da administração presidencial da Ucrânia, Kirillo Tymoshenko, publicou no Telegram um vídeo que mostra soldados a sair de um edifício à distância, segurando um homem vestido de preto, com a cabeça aparentemente coberta com um saco preto.
The 🇺🇦 presidential office reports that the Russian occupiers have kidnapped Ivan Fedoro, the major of Melitopol in southern #Ukraine. Security camera of the city hall seem to show the abduction. pic.twitter.com/KfaXFQttn0
— Mattia Nelles (@mattia_n) March 11, 2022
Segundo o Rada, outro funcionário da região, a vice-chefe do Conselho Regional de Zaporizhzhia, Leyla Ibragimova, já tinha sido raptado e posteriormente libertado há alguns dias.
Melitopol, uma cidade situada entre a cidade portuária de Mariupol e a península da Crimeia, tinha pouco mais de 150.000 habitantes antes da invasão russa.
Com LUSA
SAIBA MAIS
- Conflito na Ucrânia: drones, mísseis e outras armas usadas por russos e ucranianos
- Uma estação de metro, a nova casa para muitos habitantes de Kharkiv
- Colunas russas aproximam-se cinco quilómetros de Kiev
- Ucrânia vai vencer a Rússia? 92% dos ucranianos acredita que sim