Todo a equipa da Dozhd (TV Rain), uma estação de televisão independente russa, deixou os seus postos de trabalho e suspendeu a emissão com uma última declaração: “Sem guerra”, antes de fechar a transmissão televisiva com a exibição do “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, tal como aconteceu em todos os canais de TV da ex-União Soviética quando entrou em colapso. Todos os jornalistas da estação de televisão decidiram abandonar o país, por temerem pela sua segurança.
As autoridades de Moscovo exigiram aos meios de comunicação social russos que cobrissem a invasão da Ucrânia, em total conformidade com o que vai sendo divulgado pelas entidades oficiais.
A TV Rain anunciou na quinta-feira que suspendia as transmissões depois de receber uma ameaça de fecho do canal por parte das autoridades. O vídeo do momento em que toda a equipa abandona o estúdio, antes da suspensão das emissões, foi divulgado na rede social Twitter.
As autoridades russas ordenaram também o fecho da rádio Ekho Moskvyde, uma estação de rádio independente, depois de serem acusados de divulgar “informações deliberadamente falsas” sobre o ataque da Rússia à Ucrânia.
A maioria dos meios de comunicação social russos cumpriram as indicações oficiais e estão a seguir a linha editorial do Kremlin, que exige nomeadamente que a operação militar russa na Ucrânia não seja designada por “invasão”.
A procuradoria-geral russa alegou que os dois meios de comunicação social, a rádio Ekho Moskvyde e a TV Rain, estavam a divulgar “informações falsas sobre as ações de militares russos, integradas numa operação especial” na Ucrânia, é desta forma que o Kremlin exige que seja designada a invasão em território ucraniano.
- ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA
- EM DIRETO: ACOMPANHE A EMISSÃO DA SIC NOTÍCIAS
- A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA