Quase 7 milhões de pessoas saíram da Ucrânia desde o inicio da invasão russa. Cerca de metade são crianças. De acordo com as Nações Unidas nos primeiros 100 dias de guerra morreram 262 crianças.
Em média, desde 24 de fevereiro, todos os dias morrem pelo menos duas crianças.
No total, o Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos diz que morreram pelo menos 262 crianças, 415 ficaram feridas. Mas os números podem ser bem mais altos.
O conflito na Ucrânia já provocou milhões de deslocados de guerra. Em 100 dias quase 7 milhões de pessoas saíram do país, mais de metade eram menores.
Nestas contas não entram as pessoas que tiveram de fugir dos locais onde viviam, que foram para cidades onde o conflito não é tão intenso, mas ainda assim permanecem na Ucrânia.
É difícil imaginar que consequências esta situação vai trazer para o futuro destas pessoas que no imediato só querem fugir. E mais uma vez a grande preocupação das Nações Unidas recai em quem tem mais futuro pela frente 5 milhões e 200 mil crianças ucranianas precisam de ajuda humanitária urgente.
Para se perceber melhor, dois em cada três menores tiveram de deixar as respetivas casas, tudo isto em 100 dias. E para estas pessoas a fuga é só o início de uma jornada que se pode tornar ainda ainda mais complicada. Existe o sério risco de sofrerem de separação familiar, violência, abuso, exploração sexual ou de caírem em redes de tráfico humano.
Jornalista: Vítor Lopes