Guerra Rússia-Ucrânia

Tropas russas avançam para Kramatorsk, cidade com 60 mil pessoas retidas

Rússia diz que controla 60% da região de Donetsk.

Tropas russas avançam para Kramatorsk, cidade com 60 mil pessoas retidas
Loading...

Com a região de Lugansk tomada, as atenções das tropas russas voltam-se agora para a outra província do Donbass, a de Donetsk. Em algumas cidades, como Kramatorsk, as populações preparam-se como podem.

Basta olhar para o mapa do Donbass para ver que uma vez tomada a última cidade da província de Lugansk, Lysychansk – o próximo alvo é o primeiro grande centro urbano da região seguinte – de Donetsk – ou seja a cidade Sloviansk, que já está a ser alvo de ataques por parte das forças russas.

Kramatorsk foi vítima há poucos meses de um sangrento atentado na estação dos caminhos de ferro. Agora o sobressalto regressou e os que ainda permanecem – cerca de um terço dos habitantes – estão de novo em fuga.

Cerca de 70 mil pessoas encurraladas por uma guerra que ronda há quase 9 anos, mas que se aproxima com renovada intensidade.

As saídas dos abrigos são para procurar ajuda, mas os habitantes de Kramatorsk ou Bakhmutr sabem que tempos ainda mais difíceis estão à espreita. A Rússia diz que controla 60% da região de Dontesk.

Do outro lado da linha da frente, são os habitantes da cidade de Mariivka, tomada pelos separatistas russos, que se queixam das incursões ucranianas. Cinco pessoas terão morrido e 20 ficaram feridas.

Também a região de Kharkiv tem sofrido ataques de míssil. Os mais recentes atingiram zonas residenciais e duas escolas.

Saiba mais: