A Ucrânia anunciou esta segunda-feira que as tropas russas expulsaram as forças ucranianas do centro de Severodonetsk.
O ataque à cidade continua com o recurso a artilharia, segundo o porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Shtupun.
“O inimigo, com o apoio de artilharia, realizou operações contra a cidade Severodonetsk e conseguiu empurrar as nossas unidades para fora do centro da cidade”, disse Shtupun.
Este domingo à noite tinha sido destruída mais uma ponte e das três pontes que ligam Severodonetsk à cidade vizinha, já só resta uma.
Esta ponte, que liga as duas cidades, está debaixo de fogo intenso e não oferece as devidas condições de segurança nem para uma eventual retirada de civis, nem para o eventual recuo de militares ucranianos. Desta forma, as forças de Kiev arriscam ficar encurralados na cidade.
O principal fogo de resistência em Severodonetsk está concentrado na grande fábrica de produtos químicos Azot, onde estarão retidos também cerca de 800 civis. Segundo o autarca, esta fábrica está debaixo de bombardeamentos constantes, tendo um deles provocado um grande incêndio. Não há indicação de eventuais vítimas.
Saiba mais
- Ucranianos “receiam que a Europa esteja a ficar cansada desta guerra e tente chegar a um acordo com Putin”
- Guerra na Ucrânia: Zelensky fala em 40 mil soldados russos mortos em junho
- SIC na Ucrânia: Sumy vive uma quase vida normal durante o dia e um recolher obrigatório durante a noite
- SIC na Ucrânia: resta só uma ponte para sair de Severodonetsk e está sob fogo intenso