O oligarca russo esteve em Istambul, na Turquia, a participar como mediador nas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, garantiu esta quinta-feira que Roman Abramovich está empenhado na tarefa.
Abramovich é um dos oligarcas russos alvo de sanções da União Europeia devido à proximidade ao Presidente Vladimir Putin. O Governo britânico congelou os seus ativos no país, incluindo residências, obras de arte e o clube de futebol Chelsea, além de o ter proibido de entrar no país.
Sanções que acabaram por ter impacto no mundo do futebol, com o milionário russo a anunciar a venda do Chelsea – que comprou em 2003 – um dos maiores clubes britânicos e campeão da Europa.
Roman Abramovich tem feito a ligação entre Kiev e Moscovo desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia começou a 24 de fevereiro e apareceu de surpresa nas negociações entre os dois países em Istambul, na passada terça-feira.
Mevlut Cavusoglu, ministro turco, disse esta quinta-feira que acredita que o oligarca russo está a fazer “esforços sinceros” para acabar com a guerra.
SAIBA MAIS
- UE adota formalmente quarto pacote de sanções que atinge oligarca Abramovich
- Se Abramovich tiver contas bancárias ou imóveis em Portugal, serão apreendidos
- Futuro do Chelsea incerto: clube pode mesmo falir devido a sanções contra Abramovich
- Iate de luxo de Abramovich atraca na Turquia
- Kremlin confirma que Abramovich participou nas negociações russo-ucranianas
- Roman Abramovich, um mediador sorridente nas negociações de paz em Istambul