Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, e o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, podem vir a encontrar-se “dentro de uma ou duas semanas”, disse esta quinta-feira o chefe da diplomacia da Turquia, Meylut Cavusoglu.
“Pode vir a ser marcada uma reunião ao mais alto nível, pelo menos ao nível de ministro, dentro de uma semana ou duas”, disse Meylut Cavusoglu.
Numa entrevista a uma televisão turca, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Ancara disse ainda que é “impossível indicar uma data ou local da próxima reunião”.
A Rússia e a Ucrânia retomam na sexta-feira as negociações de paz, por videoconferência. Kiev propôs um encontro entre Putin e Zelensky, mas o Kremlin recusa para já.
Na última ronda de conversas, na Turquia, os avanços terão sido mais promissores. No entanto, o Presidente ucraniano diz que “ainda só há palavras”.
Já Moscovo considera que houve um “avanço positivo” nas negociações. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, diz que as conversações ainda não chegaram ao fim, mas que há um progresso “substancial”.
Com Lusa
36.º DIA DE GUERRA NA UCRÂNIA: O PONTO DE SITUAÇÃO
Saiba mais
- Bombardeamento de vila a 20 quilómetros do centro de Kharkiv poderá ter sido uma retaliação russa
- Diretor da agência nuclear da ONU visita centrais na Ucrânia e garante ajuda
- Guerra na Ucrânia: Rublo está a recuperar das quedas que sofreu devido às sanções
- EUA ponderam libertar até um milhão de barris de petróleo por dia
- Kiev vai enviar 45 autocarros para retirar civis de Mariupol
- “Se Putin não é completamente informado do fracasso que está a ter, como vão os negociadores elaborar um acordo duradouro?”