Na manhã desta segunda-feira, assim que terminou o recolher obrigatório imposto em Kiev este fim de semana, os ucranianos saíram dos bunkers para irem comprar mantimentos, relatam os enviados da SIC a Kiev.
Apesar da sirene que alerta para um possível ataque aéreo ter soado, as pessoas fazem fila à porta das mercearias para poderem adquirir o maior número de mantimentos que conseguirem. Apesar do perigo, contam que não têm alternativa, já que para estar dentro dos bunkers têm que ter mantimentos.
A repórter da SIC conta ainda que a noite decorreu com normalidade, mas que, ao contrário dos dias anteriores, o bunker onde estão acordou de forma diferente. Ao contrário dos habituais telefonemas entre familiares, hoje celebrou-se o aniversário de uma ucraniana que está há vários dias naquele bunker.
Destaque ainda para a falta de armamento. A enviada especial da SIC a Kiev conta que vários familiares das pessoas com quem tem partilhado o bunker estão a tentar juntar-se às forças armadas ucranianas, sem sucesso. Têm sido mandados de volta a casa porque não há armamento suficiente.