Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia acusa Rússia de destruir templos ortodoxos históricos, Moscovo diz que Zelensky está inventar

O mosteiro ortodoxo da Lavra da Santa Dormição da Mão de Deus está localizado perto da linha da frente do conflito.

Ucrânia acusa Rússia de destruir templos ortodoxos históricos, Moscovo diz que Zelensky está inventar

Na guerra na Ucrânia também se faz de propaganda: russos e ucranianos trocam acusações sobre a alegada destruição de um mosteiro ortodoxo histórico do Donbass.

A 4 de maio, o Presidente ucraniano divulgou imagens da igreja de São Jorge em chamas. No dia 8 do mesmo mês, um soldado ucraniano emitiu um vídeo nas redes sociais, enquadrado pelos escombros de outro templo ortodoxo histórico em Sviatohirsk, que terá sido bombardeado pelas tropas russas.

Quase um mês depois das imagens correrem mundo. O Ministério russo da Defesa acusa Zelensky de inventar os ataque russos às igrejas que integram o mosteiro ortodoxo da Lavra da Santa Dormição da Mão de Deus. E mostra imagens, supostamente atuais, do complexo intacto.

Apesar das vítimas já provocadas pelos alegados bombardeamentos ao complexo religioso, os monges ucranianos terão anunciado que mantêm a obediência devida ao Patriarcado de Moscovo.

Ainda na guerra da propaganda, a Rússia garantiu que já controla 97% do território de Lugansk. Na vizinha província de Donetsk, a televisão de Moscovo divulgou imagens de operações de desminagem que os sapadores russos estarão já a realizar nesta região do Donbass, no leste da Ucrânia.

Conflito Rússia-Ucrânia

Saiba mais: