Mais de 900 corpos de civis foram descobertos na região de Kiev após a retirada das forças russas, disse esta sexta-feira o chefe da polícia regional.
Numa entrevista, Andriy Nebytov, chefe da força policial regional de Kiev, adiantou que os corpos foram abandonados nas ruas ou enterrados provisoriamente e sublinhou que 95% morreram por ferimentos de bala.
“Consequentemente, entendemos que sob a ocupação (russa) as pessoas foram simplesmente executadas nas ruas”, afirmou Nebytov, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).
Mais corpos estão a ser encontrados todos os dias, sob escombros e em valas comuns, acrescentou.
Segundo o responsável, “a maioria das vítimas foi encontrada em Bucha, onde há mais de 350 cadáveres”.
O Ministério da Defesa da Rússia prometeu esta sexta-feira aumentar os ataques com mísseis à capital ucraniana, como resposta à alegada agressão da Ucrânia ao território russo, uma ameaça que se seguiu à relevante perda do navio russo Moskva no Mar Negro.
Dias antes, Moscovo acusou Kiev de ferir sete pessoas e danificar cerca de 100 prédios de habitação com ataques aéreos em Bryansk, localidade russa próxima da fronteira com a Ucrânia.
Ucrânia afirma que foram descobertos mais de 900 corpos de civis na região de Kiev após retirada das forças russas
“O número e a escalada de ataques de mísseis contra objetivos em Kiev irão aumentar em resposta ao regime nacionalista de Kiev que comete qualquer ataque terrorista ou desvio no território russo”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.
Veja também
SAIBA MAIS
- Rússia expulsa 18 funcionários da missão da UE em Moscovo
- Quase 4,8 milhões de ucranianos fugiram do país desde início da guerra
- As imagens de um míssil russo que atingiu o solo de Mykolaiv: não explodiu e ficou enterrado no alcatrão