Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia já completou questionário de candidatura à União Europeia

Comissão Europeia deverá agora emitir uma recomendação sobre a conformidade da Ucrânia com os critérios de adesão necessários.

Ucrânia já completou questionário de candidatura à União Europeia

A Ucrânia já preencheu o questionário de candidatura à União Europeia (UE), que tinha sido entregue em mão pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a 8 de abril, quando visitou Kiev.

A informação foi confirmada pelo vice-chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Hoje [domingo], posso dizer que o documento foi concluído pelo lado ucraniano”, disse Ihor Zhovkva à televisão pública ucraniana no domingo à noite, citado pela agência Reuters.

A Comissão Europeia deverá agora emitir uma recomendação sobre a conformidade da Ucrânia com os critérios de adesão necessários.

“Esperemos que a recomendação seja positiva. Neste momento, a bola está do lado dos Estados-membros da UE”, acrescentou Zhovkva.

A intenção da Ucrânia é conseguir o estatuto de país candidato à UE em junho, durante a reunião do Conselho Europeu, agendada para 23 e 24 de junho.

“Em seguida, teremos de iniciar as negociações para a adesão. E assim que realizarmos essas negociações, já podemos falar sobre a adesão plena da Ucrânia à UE”, disse o vice-chefe de gabinete do Presidente ucraniano.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a visita a Kiev, prometeu ao Presidente da Ucrânia a concretização de um relatório “em semanas” sobre a candidatura de adesão do país à União Europeia (UE).

“Neste envelope, caro Volodymyr, está um passo importante na direção de adesão à UE”, disse na altura Ursula von der Leyen.

O Presidente ucraniano, por seu turno, tinha assegurado que o Governo de Kiev iria responder às perguntas colocadas por Bruxelas “o mais depressa possível”.

Veja também

SAIBA MAIS

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA