Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia leva a Rússia ao Tribunal Internacional de Justiça 

Zelenskyy quer também a expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da ONU.

Ucrânia leva a Rússia ao Tribunal Internacional de Justiça 

A Ucrânia recorreu ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia contra a Rússia, pedindo ao tribunal que ordene a Moscovo que cesse as hostilidades na Ucrânia, anunciou o Presidente ucraniano.

“A Ucrânia submeteu o seu pedido contra a Rússia no Tribunal Internacional de Justiça. A Rússia tem de ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão. Exigimos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a sua atividade militar e esperamos que a audiência comece na próxima semana”, escreveu Volodymyr Zelensky no Twitter.

Zelensky quer expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da ONU

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, defendeu hoje a expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por considerar que a invasão da Ucrânia equivale a um ato de genocídio.

“A Rússia tomou o caminho do mal e o mundo deveria vir a privá-la do seu lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Zelensky numa mensagem em vídeo, citada pela agência norte-americana Associated Press (AP).

Juntamente com Estados Unidos da América (EUA), China, França e Reino Unido, a Rússia é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, estatuto que lhe dá poder de veto sobre as resoluções.

Guerra na Ucrânia ao minuto