O Pentágono indicou esta segunda-feira que a Rússia reforçou nos últimos dias os seus contingentes com artilharia, forças terrestres e outro material militar, na perspetiva de uma nova ofensiva na região do Donbass, leste da Ucrânia.
Um responsável oficial da Defesa disse que o número de unidades de combate, designados grupos táticos de batalhão, no leste e sul da Ucrânia aumentou para 76, face aos 65 da semana passada. O responsável oficial exprimiu-se sob anonimato.
Este reforço poderá aumentar para 50.000 a 60.000 o número de tropas russas concentradas na região, mas dependendo da forma como vão ser organizados estes grupos.
O mesmo responsável confirmou que as forças russas controlam já na totalidade o porto de Mariupol, podendo agora deslocar cerca de 12 grupos táticos de batalhão para outras regiões do Donbass.
O funcionário do Pentágono indicou ainda que quatro aviões de carga norte-americanos chegaram à Europa no domingo com armas e outro material, no âmbito do apoio militar avaliado em 800 milhões de dólares (735 milhões de euros) anunciado na semana passada pelo Presidente Joe Biden.
O responsável oficial também disse que o treino de pessoal ucraniano para o manuseamento das peças de artilharia com obuses M114 howitzer deverá ser iniciado num local fora da Ucrânia não revelado, e nos próximos dias. Os Estados Unidos disponibilizaram 18 howitzers para reforçar a capacidade das forças ucranianas no Donbass, e estes primeiros instrutores poderão de seguida treinar mais soldados no interior da Ucrânia.
Veja também
Saiba mais:
- Macron não voltou a falar com Putin desde a descoberta de massacres na Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: destruição em Chernihiv será superior a 70%
- Guerra na Ucrânia: forças russas intensificam ofensiva para tomar a cidade de Mariupol
- SIC na Ucrânia: baterias antiaéreas em Odessa disparam para evitar ataque
- Reportagem SIC em Varsóvia: Global Expo troca grandes eventos pelo acolhimento de mais de 3.000 refugiados
- Guerra na Ucrânia: Putin assegura que política de sanções do ocidente fracassou