A Ucrânia anunciou esta terça-feira que será retomada a retirada de civis através de três corredores humanitários, em particular da cidade de Mariupol, após terem sido suspensos na segunda-feira por receio das “eventuais provocações” russas, segundo o governo ucraniano.
“Três corredores humanitários foram validados para hoje [terça-feira]”, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, num vídeo publicado na rede social Telegram.
Segundo a vice-primeira-ministra, o primeiro corredor será organizado entre Mariupol – passando por Berdyansk, de onde civis já tinham sido retirados nos dias anteriores – até Zaporizhia.
O segundo corredor vai da cidade de Melitopol, sob o controle das forças russas (no sul do país), até Zaporizhia, e o terceiro de Energodar, localidade também nas mãos de Moscovo, para Zaporizhia.
Kiev anunciou que nenhum corredor humanitário para retirada de civis seria organizado na segunda-feira para evitar “eventuais provocações” russas, antes de uma nova sessão de negociações presencial entre as delegações russa e ucraniana, a realizar-se hoje na Turquia.
Os corredores humanitários são geralmente organizados a cada dia, a partir das cidades mais afetadas pelos combates, para permitir a retirada de civis.
A Ucrânia tem denunciado repetidamente ataques russos a esses corredores, especialmente ao redor da cidade cercada e devastada de Mariupol, no sul do país.
Com Lusa
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS
- Guerra na Ucrânia: nova ronda de negociações de paz em Istambul
- Relatos de Kharkiv: “Pedem-nos que não identifiquemos o local, têm medo que os russos tenham falhado e sejam novamente alvo”
- Forças ucranianas fazem contra-ataques no noroeste de Kiev
- “É preciso pôr termo a esta tragédia”, o apelo do Presidente turco no início das negociações de paz
- Compreender o conflito (XXXIII): a ameaça nuclear e as “nuances” negociais
- Zelensky pede que não se espere pelo uso de armas químicas para endurecer sanções