Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia: Trump elogia “jogada de génio” de Putin 

“Podíamos usar isso na nossa fronteira ao sul”, afirmou o antigo Presidente dos Estados Unidos.

Ucrânia: Trump elogia “jogada de génio” de Putin 

O ex-presidente norte-americano Donald Trump elogiou Vladimir Putin por ter reconhecido a independência das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia, considerando uma decisão “de génio”. 

Numa entrevista a um programa de rádio norte-americano, o antigo chefe de Estado falou sobre a crise na Ucrânia e criticou a gestão do atual Presidente Joe Biden.  

Quando questionado sobre o que correu mal com a Ucrânia ou o que Biden podia ter feito de diferente, Trump voltou a falar sobre “as eleições [presidenciais] que foram manipuladas”. “Está lá um candidato que não devia estar.” 

Sobre as ações de Putin, disse que são “de génio” e que o Presidente russo foi “esperto”.  

“O Putin diz agora que uma larga secção da Ucrânia é independente. E eu digo ’Que esperto’. Ele vai e torna-se num pacificador… podíamos usar isso na nossa fronteira ao sul”, afirmou.  

Trump disse ainda que Putin é um homem “muito experiente” e que o conhece bem: “Conheço-o muito bem. Muito, muito bem.” 

Afirmou também que a situação não teria o mesmo desfecho com a Administração Trump no poder: “Se eu fosse Presidente, seria impensável. Isto nunca teria acontecido”. 

Na entrevista, Trump deixou várias críticas a Biden, entre as quais a política migratória. Disse que “milhões de vagabundos” estavam a invadir os Estados Unidos da América: “Nunca pensei que o nosso país descesse tão baixo.” 

“Podem colocar os cinco piores presidentes da história dos EUA lada a lado, e não acho que tenham feito tantos danos como esta administração já fez.” 

Saiba mais: