A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, estão a caminho da capital ucraniana para um encontro com o Presidente Volodymyr Zelensky.
“Ansiosa por estar em Kiev”, escreveu von der Leyen na rede social Twitter, numa mensagem acompanhada de uma foto com Borrell e o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, numa estação de caminhos-de-ferro ao lado de um comboio com as cores da Ucrânia.
“Vou para Kiev”, escreveu o chefe da diplomacia europeia.
O encontro tinha sido confirmado na quinta-feira por um porta-voz de Zelensky que adiantou, na mesma ocasião, que a reunião irá incidir, entre outros aspetos, na discussão do quinto pacote de sanções contra a Rússia que está a ser preparado pelo bloco europeu e que, segundo a proposta da Comissão Europeia, inclui um embargo às importações do carvão russo.
Von der Leyen vai a Kiev para expressar o seu “apoio inabalável” à Ucrânia
Von der Leyen tinha dito que vai a Kiev para expressar o seu “apoio inabalável” à Ucrânia na sua luta contra a invasão russa.
“Quero enviar uma mensagem de apoio inabalável ao povo ucraniano e à sua corajosa luta pelos nossos valores comuns”, disse, na quinta-feira, numa conferência de imprensa em Estocolmo.
Depois do encontro com Zelensky, os dois representantes da UE deverão participar no evento “Stand Up for Ukraine”, no sábado, em Varsóvia (Polónia), para angariar fundos para os refugiados da Ucrânia.
A visita de von der Leyen e Borrell surge poucos dias depois da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, se ter deslocado a Kiev, onde esteve com o Presidente ucraniano e o presidente do parlamento do país.
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: Kiev tenta retirar civis do leste, Zelensky anuncia o pior em Borodyanka
- Guerra na Ucrânia: Kremlin admite “perdas militares importantes” e fala numa “imensa tragédia”
- As vidas secretas das filhas de Vladimir Putin: as multimilionárias de Moscovo
- Alemanha alega ter gravações de soldados russos sobre morte de civis em Bucha
- Encontrados 26 corpos nos escombros de dois edifícios residenciais em Borodyanka
- Zelensky afirma que a situação em Borodyanka é pior do que em Bucha

