Guerra Rússia-Ucrânia

Ursula von der Leyen em Kiev para falar sobre integração europeia

A presidente da Comissão Europeia chegou vai encontrar-se com Zelensky e com o primeiro-ministro ucraniano.

Ursula von der Leyen em Kiev para falar sobre integração europeia

A presidente da Comissão Europeia chegou hoje a Kiev. Vai encontrar-se com Zelensky e com o primeiro-ministro ucraniano.

A marcar a agenda desta nova visita de Von der Leyen está a vontade da Ucrânia em integrar a União Europeia. Será também discutida a necessidade de ajuda internacional para a reconstrução do país.

“Estou de volta a Kiev para me encontrar com o Presidente Zelensky e o primeiro-ministro Shmygal. Faremos um balanço do trabalho conjunto necessário para a reconstrução e o progresso da Ucrânia no caminho para a Europa”, disse aos repórteres, incluindo a AFP, que a acompanham na sua visita.

Os responsáveis da União Europeia (UE) devem-se pronunciar sobre as ambições europeias da Ucrânia na próxima semana, antes de uma reunião de 23 e 24 de junho que também deverá abordar a questão.

A Ucrânia reclama um “compromisso legal” concreto até o final de junho dos europeus para obter o ‘statu’ de candidato oficial à entrada na UE, mas os 27 estão muito divididos sobre a questão.

Enquanto muitos países, principalmente da Europa Oriental, apoiam a adesão da Ucrânia, alguns como Holanda ou Dinamarca, mas também Alemanha e França, que preside a União Europeia até o final de junho, são muito reservados.

E mesmo que a Ucrânia alcance “status de candidato”, iniciará um processo de negociações e potenciais reformas que pode levar anos, senão décadas, antes de ingressar na UE.

Esta é a segunda visita do chefe da União Europeia à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.

Durante a sua anterior visita, em 08 de abril, Ursula von der Leyen garantiu que a Ucrânia tinha um “futuro europeu”.

Especial conflito Rússia-Ucrânia