Guerra Rússia-Ucrânia

Vitali Klitschko, o “Dr. Punhos de Ferro” que é líder de Kiev e recusa abandonar a terra

O antigo pugilista ficou para lutar.

Vitali Klitschko, o “Dr. Punhos de Ferro” que é líder de Kiev e recusa abandonar a terra

Para além do Presidente Zelensky, há outro homem que resiste em Kiev: o presidente da Câmara Municipal, Vitali Klitschko.

Entrava nas arenas onde se disputavam os combates de boxe com a promessa que lhe estava no nome: Klitscjko, “KO”, “Knock Out”, ou seja, deixar o adversário inconsciente.

Foi campeão mundial deste desporto de combate em três décadas diferentes, e ganhou, entre outras alcunhas, a de “Dr. Punhos de Ferro”.

Depois de deixar o boxe, ganhou o combate político em 2014 e está agora no segundo “round”, ou mandato, como presidente da Câmara Municipal de Kiev. Ao terceiro dia da invasão russa, prometeu ripostar.

Vitali Klitschko tem 50 anos e é filho de um general ucraniano da Força Aérea Soviética, que, a par do boxe, lhe formatou a mente para a guerra.

Tem três filhos de uma modelo russa, jogadora de ténis, e um irmão que com ele resiste ao cerco russo de Kiev.

São de Vitali Klitschko as imagens da torre de televisão atingida esta terça-feira na capital ucraniana.

O Presidente da Câmara não desiste de mostrar ao mundo o que se passa. Não desiste de resistir.

De destacar, ainda, que Vitali Klitschko, antes do conflito com a Rússia, era visto como um provável futuro Presidente da ucrânia.