A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou esta quinta-feira que vai estar em Kiev na sexta-feira, para expressar o seu “apoio inabalável” à Ucrânia na sua luta contra a invasão russa.
“O povo ucraniano merece a nossa solidariedade. (…) Quero enviar uma mensagem de apoio inabalável ao povo ucraniano e à sua corajosa luta pelos nossos valores comuns”, disse Ursula von der Leyen.
Von der Leyen na Ucrânia para discutir novas sanções contra a Rússia
O objetivo do encontro de Ursula von der Leyen e Josep Borrell com Zelensky deverá ser a discussão do quinto pacote de sanções contra a Rússia preparado pelo bloco europeu e que, de acordo com a proposta da Comissão Europeia, inclui um embargo às importações do carvão russo.
A presidente da Comissão Europeia referiu que não vê sinais de que nenhum dos 27 países membros da UE discordem das sanções acordadas contra a Rússia, que afetarão pela primeira vez o setor energético.
Depois do encontro com Zelensky, os dois representantes da União Europeia deverão participar no evento “Stand Up for Ukraine”, sábado, em Varsóvia, para angariar fundos para os refugiados ucranianos.
A visita de von der Leyen e Borrell surge poucos dias depois da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, se ter deslocado a Kiev, onde esteve com o Presidente ucraniano e o presidente do Parlamento do país.
Saiba mais
- Compreender o conflito (XL): Ucrânia europeia
- UE defende envio de armas para Kiev e mais sanções contra a Rússia
- “China deve, senão apoiar, pelo menos não interferir com as nossas sanções”, avisa von der Leyen
- Rússia ameaça retaliar contra novas sanções da União Europeia
- Sanções da UE deverão abranger gás e petróleo russo “mais cedo ou mais tarde”