Volodymyr Zelensky falou na quarta-feira ao telefone com o Presidente norte-americano, Joe Biden, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. No habitual discurso, o Presidente da Ucrânia agradeceu o novo pacote de apoio dos Estados Unidos à Ucrânia.
Em causa está o novo pacote de ajuda militar de cerca de 962 milhões de euros, “particularmente importante” para ajudar a resistir à invasão russa.
O novo pacote de ajuda incluirá artilharia, sistemas de defesa costeira e ‘rockets’.
“Quero expressar a minha gratidão por este apoio. É particularmente importante para a nossa defesa no Donbass”, região do leste da Ucrânia e atual epicentro do conflito com a Rússia. “Também estou grato aos EUA por mobilizar a assistência de todos os aliados”, realçou o Presidente da Ucrânia.
Zelensky adiantou ainda que discutiu com o homólogo norte-americano a “situação tática no terreno” e como “acelerar” a vitória da Ucrânia.
O governante referiu também que falou com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que através da rede social Twitter assegurou esta quarta-feira que irá apoiar Kiev “até à vitória final”.
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: Macron, Scholz e Draghi visitam Kiev
- Guerra na Ucrânia: corredor humanitário para retirar civis de Azot fracassou
- Portugal pondera “possibilidade de dar treino aos soldados e forças armadas ucranianas”
- Equipa da SIC esteve numa cave onde soldados russos torturavam civis em Trostyanets
- Guerra na Ucrânia: autoridades ucranianas evacuam a cidade de Lysychansk
- Sentença de morte de “mercenários” será “exemplo” para outros, diz a Rússia