Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky considera que Portugal podia fazer mais pela Ucrânia, Marcelo respondeu

Presidente ucraniano sinalizou Portugal como um país que podia fazer mais pela Ucrânia.

Zelensky considera que Portugal podia fazer mais pela Ucrânia, Marcelo respondeu

O Presidente da República reiterou este sábado que o país está a fazer tudo para ajudar a Ucrânia, depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter sinalizado Portugal como um dos países que podia fazer mais.

“Percebo que quem, como o Presidente Zelensky, está a viver uma guerra queira sempre mais: mais armamento, mais meios militares e mais apoios. Nesse quadro, há países muito mais ricos e próximos do que Portugal que podem dar mais do que nós temos dado, sendo que temos estado a dar tudo o que podemos e até, em muitos casos, coisas que não esperávamos poder dar”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado reforçou a disponibilidade limitada de meios militares que possam fazer a diferença na guerra com a Rússia.

“Entendemos que estamos a fazer todos aquilo que é possível fazer nas circunstâncias, isto é, no plano político e diplomático, tudo o que está ao nosso alcance; no plano militar: dentro das nossas disponibilidades. Quem tem disponibilidades e capacidades que nós não temos pode fornecer essas capacidades, nós podemos dentro do nosso limite. Em termos de acolhimento, a nossa posição é muito simples: quem quiser vir é bem-vindo”, observou.