O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destituiu este domingo o comandante das Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas, Yurii Halushkin, e nomeou para o seu lugar o major-general Ihor Tantsiura.
Os decretos com as duas decisões, das quais não foram dadas mais informações, foram publicados no site do chefe de Estado ucraniano, adiantou a agência Efe.
Yurii Halushkin tinha sido nomeado comandante das Forças de Defesa Territorial ucranianas a 1 de janeiro deste ano.
A invasão russa da Ucrânia começou há 81 dias, uma guerra que já causou milhares de mortes de ambos os lados e uma grande destruição de infraestruturas.
Na sua habitual intervenção diária, Volodymyr Zelensky adiantou que esta segunda-feira começará uma semana de “muita atividade internacional” para conseguir “armas e apoio financeiro à Ucrânia” para iniciar a reconstrução daquilo que “a Rússia arruinou” com os ataques a várias cidades.
Na linha da frente, as Forças Conjuntas Ucranianas avançaram que este domingo destruíram dois helicópteros russos, três tanques e seis veículos blindados de combate.
Saiba mais
- Uma mota, as amigas e a falta de gasolina: o dia a dia de Vera na fronteira entre Odessa e a Transnístria
- Guerra na Ucrânia: o regresso a Irpin, a cidade que foi palco do horror
- Cascata de projéteis incandescentes cai sobre o complexo de Azovstal, especialista suspeita que possam ser bombas de fósforo
- SIC na Ucrânia: Maks, de oito anos, viu “pessoas a cavar sepulturas, vizinhos a enterrar corpos no quintal”
- “Profunda falta de estratégia e sentido tático”: ofensiva russa na Ucrânia está a perder força