O Presidente ucraniano disse esta sexta-feira que ainda não é altura de revelar a estratégias nas negociações de paz com a Rússia.
Numa declaração divulgada durante a madrugada, Volodymyr Zelensky frisou ainda que a Rússia não esperava encontrar tanta resistência por parte dos ucranianos.
“Os invasores achavam que vinham para a Ucrânia que conheciam de 2014 e 2014, que estavam constantemente a subornar e que não temiam”, afirmou o chefe de Estado ucraniano. “Mas nós somos diferentes.”
No 23.º dia de guerra na Ucrânia, pelo menos três explosões foram ouvidas em Lviv. Uma fábrica de manutenção de aviões perto do aeroporto foi atingida por mísseis russos. Foi também ouvida uma explosão no norte de Kiev.
Na zona leste, há três semanas que a Rússia ataca Kharkiv, a segunda maior cidade do país. Milhares de pessoas já foram obrigadas a abandonar as casas. Um bombardeamento provocou um incêndio num mercado, pelo menos um bombeiro morreu.
Mais a sul, também Mariupol tem sido alvo de dezenas de ataques aéreos. Mais de duas mil pessoas terão morrido e cerca de 90% das infraestruturas da cidade foram destruídas. De acordo com a autarquia, a região é bombardeada pelo menos 50 vezes por dia.
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: explosões na zona do aeroporto de Lviv e a norte de Kiev
- Pelo menos três milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar na Ucrânia
- EUA disponíveis para ajudar os mais de 3 milhões de refugiados ucranianos que “já fugiram do massacre de Putin”
- Biden chama “ditador assassino” e “bandido” a Putin
- Rússia desiste de levar a votação “resolução humanitária” sobre a Ucrânia na ONU