O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira que a Ucrânia precisa de uma vitória sobre a Rússia “no campo de batalha”, antes de qualquer negociação de paz.
“A vitória deve ser sobretudo no campo de batalha”, disse o Presidente, numa entrevista ao jornal britânico Financial Times, repetindo que o seu país precisa de, pelo menos, “tantas armas quantas as que os russos possuem”.
“Por agora, não podemos avançar de forma vigorosa” sem sofrer grandes perdas, sublinhou Zelensky, pedindo aos aliados ocidentais para fornecerem mais armas ao seu país.
Questionado sobre o que a Ucrânia consideraria uma “vitória” nesta guerra, Zelensky defendeu que o regresso à situação anterior à invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro, seria “uma séria vitória provisória”, antes do final da ocupação do país.
A anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, em 2014, foi seguida por um confronto com separatistas pró-russos apoiados por Moscovo, que assumiram o controlo de grandes áreas do leste do país, antes do início da invasão russa.
Sobre as negociações com a Rússia, interrompidas desde final de março, o Presidente ucraniano argumentou que “não mudou” a sua posição sobre o facto de que “toda a guerra deve ser encerrada na mesa de negociações”.
“Estou pronto para conversações diretas com (o Presidente russo, Vladimir) Putin, goste ou não. Mas apenas se servir para colocar um fim à guerra, não apenas para ‘blabla’. Estou preparado para isso. Acredito que não há mais ninguém com quem conversar na Rússia”, concluiu Zelensky.
Saiba mais:
- A humilhação de Lavrov e Portugal “muito perto” do conflito: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro
- SIC na Ucrânia: corte de comunicações deixa Severodonetsk isolada do mundo
- António Costa avisa que “haverá um mundo depois da guerra” com a Rússia
- SIC na Ucrânia: uma antiga “vila paraíso” na linha da frente do conflito
- Ucrânia acusa Rússia de destruir templos ortodoxos históricos, Moscovo diz que Zelensky está inventar
- “É preciso ser claro para todos”: o aviso de António Costa sobre os preços dos combustíveis
- Charles Michel acusa a Rússia de provocar crise alimentar mundial
- Guerra na Ucrânia: Zelensky pede que se continue a lutar
- Ucrânia admite desvantagem em Severodonetsk
- Ucrânia quer comprar sistema de defesa antimísseis de Israel
- Lavrov na Turquia para negociações sobre corredores marítimos para exportação de cereais