Ao fim de três meses de guerra, a Rússia intensifica a ofensiva no leste da Ucrânia. O Presidente Zelensky fala em “banho de sangue” e numa destruição sem precedentes na região do Donbass. A conquista pela cidade de Severodonetsk é agora um dos principais objetivos de Moscovo.
Pelo menos quatro civis morreram no bombardeamento russo que atingiu um prédio na zona histórica de Severodonetsk.
O governador da região de Lugansk denuncia ataques ininterruptos e caóticos no centro da cidade e também nas localidades vizinhas.
A Rússia tenta conquistar a todo o custo a cidade de Severodonetsk, a última grande cidade da província de Lugansk ainda nas mãos da Ucrânia.
Também a norte da Ucrânia se registam novos ataques. Kharkiv sofreu o primeiro ataque desde que as forças de Moscovo foram expulsas e a segunda maio cidade do país voltou a estar sob domínio russo.
SAIBA MAIS
- Biden acusa Putin de tentar apagar a cultura ucraniana
- Rússia anuncia destruição de depósito de munições no leste da Ucrânia
- “O que estes três meses de guerra nos ensinaram é que está em causa a democracia versus autocracia, liberdade versus tirania”
- Bombardeamento russo provocou “um banho de sangue”, acusa Zelensky
- Guerra na Ucrânia começou há três meses
- Qual é o objetivo da Rússia em atacar Severodonetsk? O major-general João Vieira Borges explica