O batalhão de Azov acusa a Rússia de estar a usar armas químicas contra militares e civis em Mariupol. A informação ainda não foi confirmada oficialmente, mas o Presidente Zelensky diz que, a ser verdade, é uma ameaça real para a Ucrânia.
A extensa coluna militar russa continua a mover-se em direção à região do Donbass. A ofensiva de Putin está focado no leste e sul da Ucrânia. A conquista da cidade portuária de Mariupol é um dos objetivos das forças de Moscovo.
Do lado da Ucrânia continuam a surgir avisos de que a Rússia pode estar a usar armas químicas. A confirmação ainda não é oficial, mas Volodymyr Zelensky diz que, se se confirmar, é uma ameaça ao país.
O Presidente ucraniano revelou ainda que o número de mortos em Mariupol é na ordem das dezenas de milhares. A cidade está totalmente devastada. Matem-se as operações de evacuação dos locais de conflito: mais de 4.000 pessoas foram retiradas esta segunda-feira de cidades ucranianas através de corredores humanitários.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Zelensky teme ataque russo com armas químicas
- Guerra na Ucrânia: “Maioria dos corpos continua desaparecido” em Makariv
- Autarca de Mariupol afirma que os russos mataram mais de dez mil civis durante o cerco
- SIC na Ucrânia: quem não usasse braçadeira em apoio à Rússia era abatido, conta população de Andriivka
- “Nenhuma palavra pode descrever o que vi e senti”: primeira-ministra da Lituânia visita Borodyanka
- Portugal vai enviar “em breve” mais de 99 toneladas de material médico e militar para a Ucrânia
- Macron disposto a voltar a Kiev “se for útil”
- Guerra na Ucrânia: opositor russo que condenou ofensiva militar detido em Moscovo