O Presidente ucraniano reagiu na noite desta segunda-feira à retirada de soldados feridos do complexo de Azovstal, dizendo que os militares são heróis e que o país precisa deles vivos.
“Esperemos ser capazes de salvar a vida destes homens. Há soldados feridos com extrema gravidade. Precisamos dos nossos heróis vivos”, afirmou Zelensky.
Sobre o seu regresso a casa, o Presidente ucraniano disse apenas: “A operação para salvar os defensores de Mariupol já começou. O trabalho continuará para os trazer para casa. E esse trabalho requer tempo e delicadeza“.
Cerca de 260 soldados feridos foram retirados na noite desta segunda-feira do complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol.
Destes, 53 foram transportados para um centro médico na cidade ucraniana de Novoazovsk, controlada por russos. Foram transportados em cinco autocarros e escoltados por tropas russas até à região.
Outros 211 soldados que também saíram da siderúrgia seguiram em direção a Yelenovka, na Rússia, através de um corredor humanitário, confirmou a vice-ministra da Defesa da Ucrânia.
Segundo as autoridades ucranianas, cerca de 1.000 soldados, incluindo 600 feridos, ainda se encontram em Azovstal.