Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky visita tropas na linha da frente no leste da Ucrânia

O Presidente ucraniano diz-se orgulhoso e confiante.

Zelensky visita tropas na linha da frente no leste da Ucrânia

O Presidente ucraniano encontrou-se este domingo com soldados da linha da frente, durante uma visita ao leste da Ucrânia. Nas redes sociais, Volodymyr Zelensky diz que regressou confiante.

“Estávamos em Lyssytchansk, estávamos em Soledar”, disse o líder que visitou os ostos de comando nessas localidades perto de Severodonetsk, uma cidade-chave na ofensiva de Moscovo na região de Donbass.

Zelensky também visitou Bakhmout, no sudoeste da região de Donetsk, e conversou com os soldados, disse a presidência.

Durante sua viagem, Zelensky “aprofundou o conhecimento da situação operacional na linha de frente defensiva”, especificou a presidência.

“Quero agradecer-vos pelo vosso excelente trabalho, pelo vosso serviço, para nos protegerem a todos nós, ao nosso Estado. Sou grato a todos”, disse “Cuidem-se!”

“Estou orgulhoso de todos os que conheci, quem cumprimentei, com quem falei e apoiei”, disse Zelensky.

Também explicou que viajou para Zaporijjia para conhecer os habitantes de Mariupol que conseguiram fugir deste porto estratégico no Mar de Azov quase completamente destruído pelos bombardeamentos russos.

“Cada família tem a sua própria história. A maioria não tinha homens”, observou. “Um marido foi para a guerra, outro está em cativeiro, outro, infelizmente, está morto. Uma tragédia. Sem lar, sem entes queridos. Mas devemos viver pelos filhos. Verdadeiros heróis, eles estão entre nós”.

Zelensky já tinha visitado as linhas de frente em maio, na região de Kharkiv.

A viagem de Zelensky ao campo de batalha deu-lhe uma visão importante das operações militares e elevou o moral das suas tropas na linha de frente, disse o ex-general do Exército australiano Mick Ryan.

Também demonstrou que tem “total confiança no seu exército” e serviu para acentuar o contraste entre o seu estilo de liderança e o de seu oponente russo Vladimir Putin, acrescentou no Twitter.

“Tenho certeza de que Putin não aceitará um convite para visitar tropas russas mal alimentadas e mal lideradas – mas bem armadas – na Ucrânia a qualquer momento”, disse ele.

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

SAIBA MAIS