Mundo

Coreia do Norte avança na construção de instalações nucleares, denuncia Agência de Energia Atómica

O novo edifício que estava em construção desde abril de 2021 foi concluído e começou a construção de dois outros edifícios.

A Coreia do Norte avança na expansão da sua principal instalação nuclear em Yongbyon, denunciou hoje o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, na reunião trimestral do Conselho de Governadores constituído por 35 países.

“Foi instalado um telhado no anexo da referida Central de Enriquecimento Centrífuga, portanto o anexo está agora concluído. Perto do reator de água leve (LWR), observamos que o novo edifício que estava em construção desde abril de 2021 foi concluído e começou a construção em dois edifícios adjacentes”, comunicou ao Conselho.

Na sua apresentação, Grossi sublinhou que “a continuação do programa nuclear da Coreia do Norte é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.

“Exorto a Coreia do Norte a cumprir integralmente as suas obrigações decorrentes das resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU e a cooperar com a Agência na implementação plena e efetiva do Acordo de Salvaguarda e a resolver todas as questões pendentes, especialmente aquelas que surgiram durante a ausência de inspetores da Agência no país”, disse..

Concluindo a apresentação sobre a Coreia do Norte, Grossi afirmou que “a Agência está sempre pronta a desempenhar o seu papel essencial na verificação do programa nuclear da Coreia do Norte.

Saiba mais: