Dezenas de doentes de covid-19 estão a receber tratamento a céu aberto em Hong Kong. Com 100% das camas ocupadas, os hospitais improvisam enfermarias na rua. A nova vaga está a provocar o maior aumento do números de casos durante a pandemia. As infeções diárias aumentaram mais de 40 vezes desde o início de fevereiro. As autoridades fecharam escolas, ginásios, cinemas, entre outros locais públicos, e o teletrabalho passou a ser de novo obrigatório.
Os números de infetados têm sido reduzidos quando comparados com outras cidades de tamanho idêntico. Desde o início da pandemia, registaram-se cerca de 30 mil infeções e 230 mortes. Os especialistas receiam que o número de casos diários aumente para 28.000 até ao final de março.
Para travar o aumento de casos, o Governo de Hong Kong planeia disponibilizar 10 mil quartos de hotel para infetados. Prevê-se também a testagem de um milhão de pessoas por dia a partir de março. Quem recusar fazer teste, terá de pagar uma multa de valor equivalente a 1.100 euros. Medidas que integram o pacote “covid zero”, criado pela China para eliminar todos os surtos.