A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, foi repreendida pela polícia por não ter respeitado a regra, ainda em vigor, para o uso obrigatório de máscara em espaços fechados. O aviso aconteceu depois de ter sido filmada no interior de um barbearia.
A denúncia chegou à polícia, depois de começarem a circular, no sábado, imagens nas redes sociais de Nicola Sturgeon numa ação de campanha numa barbearia repleta de pessoas em East Kilbride sem máscara. Após a denúncia, a polícia emitiu uma declaração, na qual disse ter alertado a primeira-ministra para a importância de usar máscara, enquanto tal for uma regra.
Local officers have spoken to the First Minister to remind her of the importance of wearing a face covering when there is a legal requirement to do so. pic.twitter.com/KEAjUaEQq5
— Police Scotland (@PoliceScotland) April 18, 2022
Sturgeon pediu logo desculpa, garantindo que foi um lapso momentâneo. “Aceito que não usar máscara durante alguns segundos foi um erro da minha parte e lamento por isso“, disse.
“Isto é o que a polícia faria a qualquer pessoa nas mesmas circunstâncias e estão absolutamente certos em não me tratar de forma diferente de qualquer outro cidadão. Expliquei que o erro foi inadvertido e a polícia confirmou que o assunto está encerrado”, disse Nicola Sturgeon, citada pelo The Guardian.
Facemasks are still legally required in Scotland. pic.twitter.com/9dxazpy3QI
— Jamie Halcro Johnston MSP (@jhalcrojohnston) April 16, 2022
Falha aconteceu pouco antes de ‘a máscara cair’
Este incidente aconteceu menos de 48 horas do alívio das restrições no país. Uma das regras que vai mudar é precisamente o uso obrigatório de máscara no interior de espaços fechados, como lojas e transportes públicos, passando a ser apenas uma recomendação.
Recorde-se que esta foi a segunda vez que Nicola Sturgeon quebrou as regras impostas no âmbito da pandemia. Em dezembro de 2020, a primeira-ministra escocesa reconheceu não ser desculpável o facto de ter retirado a máscara de proteção durante um velório.
Veja também
Saiba mais
- Chefe do executivo da Escócia considera Putin “criminoso de guerra”
- Primeiro-ministro italiano está com covid-19 e já não vai a Angola
- Covid-19: Portugal é sétimo da União Europeia com mais novos casos diários
- Covid-19: atual surto em Xangai provoca as primeiras mortes
- Primeiro caso de covid-19 detetado numa lontra selvagem
- Covid-19: novos confinamentos na China podem afetar maior fábrica mundial de iPhone
- Covid-19: relatório concluiu que mortalidade está estável, mas continua acima do limiar europeu