Mundo

Covid-19: primeira-ministra escocesa alvo de aviso da polícia

É a segunda vez que a primeira-ministra da Escócia se vê envolvida em polémicas por causa do uso de máscara.

Covid-19: primeira-ministra escocesa alvo de aviso da polícia

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, foi repreendida pela polícia por não ter respeitado a regra, ainda em vigor, para o uso obrigatório de máscara em espaços fechados. O aviso aconteceu depois de ter sido filmada no interior de um barbearia.

A denúncia chegou à polícia, depois de começarem a circular, no sábado, imagens nas redes sociais de Nicola Sturgeon numa ação de campanha numa barbearia repleta de pessoas em East Kilbride sem máscara. Após a denúncia, a polícia emitiu uma declaração, na qual disse ter alertado a primeira-ministra para a importância de usar máscara, enquanto tal for uma regra.

Sturgeon pediu logo desculpa, garantindo que foi um lapso momentâneo. “Aceito que não usar máscara durante alguns segundos foi um erro da minha parte e lamento por isso“, disse.

“Isto é o que a polícia faria a qualquer pessoa nas mesmas circunstâncias e estão absolutamente certos em não me tratar de forma diferente de qualquer outro cidadão. Expliquei que o erro foi inadvertido e a polícia confirmou que o assunto está encerrado”, disse Nicola Sturgeon, citada pelo The Guardian.

Falha aconteceu pouco antes de ‘a máscara cair’

Este incidente aconteceu menos de 48 horas do alívio das restrições no país. Uma das regras que vai mudar é precisamente o uso obrigatório de máscara no interior de espaços fechados, como lojas e transportes públicos, passando a ser apenas uma recomendação.

Recorde-se que esta foi a segunda vez que Nicola Sturgeon quebrou as regras impostas no âmbito da pandemia. Em dezembro de 2020, a primeira-ministra escocesa reconheceu não ser desculpável o facto de ter retirado a máscara de proteção durante um velório.

Veja também

Saiba mais