Coronavírus

Covid-19: nova variante BA.2 “é tão contagiosa como a Ómicron, mas não mais perigosa”

Linhagens do vírus serão muito semelhantes. 

Covid-19: nova variante BA.2 “é tão contagiosa como a Ómicron, mas não mais perigosa”

O ministro da Saúde de França, Olivier Véran, afirmou esta terça-feira que a variante da covid-19 “BA.2”, detetada na Dinamarca, é “tão contagiosa como a Ómicron, mas não mais perigosa”.  

Numa altura em que França está prestes a ultrapassar a onda provocada pela variante Delta, a mais perigosa da covid-19, começam já a ser detetados casos da “BA.2”, uma linhagem que os cientistas dizem ser muito semelhante à Ómicron

De acordo com o Ministério de Saúde francês, foram já registados cerca de 60 casos da variante “BA.2” no país e, de acordo com dados recolhidos, a “BA.2” parece infetar mesmo aqueles que já estiveram infetados pela variante Ómicron. 

“É tão contagiosa como a Ómicron, mas não mais perigosa”, afirmou o ministro da Saúde francês, citado pelo El Mundo.

De acordo com o comité científico que aconselha o Governo francês em matérias de covid-19, esta nova variante parece estar já a sobrepor-se à Ómicron, que tem tido consequências menos gravosas do que a Delta. 

Sobre um possível relaxamento das medidas de restrição, as autoridades de saúde francesas dizem apenas que, neste momento, para essa ponderação importam mais os números de internamentos do que de infetados, que nas últimas semanas andam à volta de 400.000 novos casos diários em França.