Olhares pelo Mundo

Crianças detidas em prisão sobrelotada no Afeganistão

Menores partilham celas com adultos.

Crianças detidas em prisão sobrelotada no Afeganistão

Crianças afegãs estão detidas na prisão de Herat, denuncia a Sky News. Em celas sobrelotadas, menores estão lado a lado com opositores do regime afegão. O estabelecimento prisional, situado a Oeste do Afeganistão, é supervisionado pelo oficial talibã Mohammad Nabi Khalil. A televisão britânica Sky News obteve permissão de Khalil para visitar o espaço.

Escoltados pelo governador e por vários homens armados, registaram imagens do interior da prisão. O regime talibã pretendia mostrar o que consideram ser a forma bem sucedida como lidam com o sistema judicial.

A prisão alberga 40 homens por cela, muitos deles acusados ​​de crimes como roubo e adultério. As situações de desrespeito dos direitos humanos multiplicam-se, menores estão detidos por delitos menores. Um rapaz diz que foi colocado numa cela por roubar uma bicicleta.

O regime talibã tinha prometido amnistia para os que trabalharam com tropas ou governos estrangeiros, mas um prisioneiro disse à Sky News que muitos são funcionários do antigo governo afegão. A ex-responsável da prisão feminina de Herat estará desaparecida há mais de quatro meses.