Mundo

Depois de 1:45 ao telefone com Putin, Macron faz “últimos esforços possíveis para evitar um grande conflito na Ucrânia”

Presidente francês, após telefonema com Putin, conversou com Volodymyr Zelensky.

Depois de 1:45 ao telefone com Putin, Macron faz “últimos esforços possíveis para evitar um grande conflito na Ucrânia”

O Presidente francês, Emmanuel Macron, falou este domingo durante uma hora e 45 minutos com o homólogo russo, Vladimir Putin, e está agora a conversar com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou o Eliseu.

“A conversa telefónica com o Presidente Putin durou 1h45. O Presidente da República fala neste momento com o Presidente Zelensky”, disse a Presidência francesa.

A conversa com Putin começou às 11:00 (10:00 em Lisboa) e, após terminada, Macron iniciou uma nova conversa com Zelensky, com quem já tinha falado na véspera.

A Presidência francesa tinha anunciado no sábado que Macron realizaria este domingo “os últimos esforços possíveis e necessários para evitar um grande conflito na Ucrânia”, porque “o risco de cair numa espiral de violência é atualmente muito elevado”.

Ainda este domingo, a Rússia e a Bielorrússia decidiram prolongar os exercícios militares conjuntos em curso, que deveriam terminar agora, devido ao agravamento das tensões com a Ucrânia, segundo anunciou o ministro da Defesa bielorrusso.

Zelensky pede fim da “política de apaziguamento” da Rússia

Numa intervenção no sábado numa conferência internacional em Munique, Volodymyr Zelensky pediu ainda aos países ocidentais para acabarem com o que chamou “política de apaziguamento” da Rússia, com cujo Presidente, Vladimir Putin, propôs um encontro.

Pediu também uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a escalada militar em torno da Ucrânia.

Na sua conversa de sábado com Macron, Zelensky manifestou a sua vontade de não responder às “provocações” russas e pediu-lhe que transmitisse a Putin que continua aberto ao diálogo.