O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta segunda-feira um “boicote às exportações russas”, em particular à compra de petróleo e derivados de crude.
Numa mensagem de vídeo, Zelensky sublinhou ser necessário um novo pacote de sanções do Ocidente para travar a guerra que a Rússia lançou há 12 dias contra a Ucrânia.
É preciso “um boicote às exportações russas, a recusa em comprar petróleo russo e produtos petrolíferos”, disse.
“Pode ser chamado de um embargo ou de um ato moral quando se nega dar dinheiro a terroristas“, afirmou.
A Ucrânia tem pedido ao Ocidente para que não compre mais petróleo à Rússia, cujas receitas financiam uma boa parte das suas ações, a fim de não permitir que recorra a esse dinheiro para financiar a invasão da Ucrânia.
No entanto, os EUA, a União Europeia e o Reino Unido ainda não tomaram uma decisão a este respeito.
COM LUSA
- ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA
- EM DIRETO: ACOMPANHE A EMISSÃO DA SIC NOTÍCIAS
- A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais
- J. K. Rowling vai doar até 1,2 milhões de euros para ajudar órfãos na Ucrânia
- Moscovo aprova lista de países “hostis” a quem russos vão pagar em rublos
- Bolsa de Moscovo continua fechada e rublo nunca valeu tão pouco
- Guerra afeta preços de bens essenciais: cereais e óleos alimentares vão ficar mais caros
- Ucrânia: Portugal recebeu 1.670 pedidos de proteção temporária
- Cerco russo aperta na Ucrânia em dia de nova ronda de negociações
- Corredores humanitários: Ucrânia diz que proposta de Moscovo é “imoral”
- Putin usa a pandemia para justificar proibição de manifestações na Rússia