O primeiro-ministro, António Costa, felicitou Emmanuel Macron pela sua vitória na segunda volta das eleições presidenciais francesas e considerou que o povo francês demonstrou “uma vez mais” o seu compromisso com o projeto europeu.
Esta posição do líder do executivo português foi publicada na sua conta na rede social Twitter, depois as primeiras projeções terem indicado que o centrista Emmanuel Macron foi reeleito Presidente de França, obtendo entre 57,6% e 58,20% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,80% e 43% de Marine le Pen, a candidata de extrema-direita.
“Felicitei Emmanuel Macron pela vitória nas eleições presidenciais francesas. É com grande entusiasmo que encaro a perspetiva de continuarmos a trabalhar em conjunto nos próximos quatro anos. O Povo francês demonstrou uma vez mais o seu compromisso com o projeto europeu”, escreveu António Costa.
J’ai félicité @EmmanuelMacron pour sa victoire aux élections présidentielles françaises. Je me réjouis à l’idée de travailler ensemble au cours des quatre prochaines années. Le peuple français a montré encore une fois son attachement au projet européen. pic.twitter.com/ZFrBTEr1In
— António Costa (@antoniocostapm) April 24, 2022
O primeiro-ministro referiu depois que, “nos tempos desafiantes” que o continente europeu e o mundo atravessam “é fundamental continuar a contar com a França na defesa do multilateralismo, da segurança, do combate às alterações climáticas e empenhada na construção de uma Europa humanista, justa, verde e próspera”.
Saiba mais:
- Eleições francesas: Marcelo envia “abraço caloroso” a Macron e fala em vitória da UE e contra xenofobia
- “Com esta derrota, sinto uma esperança”: o discurso de Le Pen ao “resultado histórico”
- Eleições em França: “Há dois indicadores maus para Macron”
- Eleições em França: Macron votou acompanhado da mulher
- Eleições em França: Marine Le Pen votou a meio da manhã
- Eleições em França: taxa de participação ao meio-dia abaixo de 2017 mas acima da primeira volta
- Último dia de campanha em França: Macron e Le Pen preparam festa da vitória
- Eleições em França: há uma portuguesa na equipa de militantes do partido de Le Pen