A dois dias das eleições presidenciais na França, a diferença entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen parece ser cada vez menor. A última sondagem, divulgada esta sexta-feira, indica que na segunda volta, os candidatos vão ter apenas 2% de diferença. É a distância mais curta de sempre entre dois candidatos presidenciais.
O estreitamento entre estes dois candidatos explica-se por dois fenómenos, de acordo com as sondagens: “uma dinâmica de primeiro turno muito favorável a Marine Le Pen (+2) e desfavorável a Emmanuel Macron (-2)”, mas também “um melhor relatório de votos dos eleitores de primeiro turno de Éric Zemmour (82%, +10) e Valérie Pécresse (34%, +6) a favor de Marine Le Pen, em relação ao início da semana”.
A líder da extrema-direita subiu nas intenções de voto dos franceses e consegue, à segunda volta, 49% dos votos. Em contrapartida, o atual Presidente francês, será o reeleito, mas apenas com 51%.
Na primeira ronda, Emmanuel Macron obterá 26% e a candidata Marine Le Pen vai adquirir 25% dos votos, segundo as sondagens.
As eleições presidenciais francesas realizam-se este domingo.
SAIBA MAIS
- Sondagens apontam para segunda volta em França entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen
- Varsóvia chama embaixador francês na Polónia depois de declarações de Macron
- Eleições presidenciais em França: Macron e Marine Le Pen favoritos a chegarem a uma segunda volta, dizem sondagens
- Macron defende mais sanções contra a Rússia e acusa Moscovo de crimes de guerra