A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, concordou esta quinta-feira com os pedidos de uma investigação internacional de crimes de guerra por parte da Rússia na invasão da Ucrânia e o bombardeamento de alvos civis, incluindo uma maternidade.
Durante uma conferência de imprensa ao lado do Presidente polaco, Andrzej Duda, em Varsóvia, onde foi demonstrar o apoio dos EUA aos aliados da NATO na Europa de Leste, Harris expressou indignação pelo bombardeamento, na quarta-feira, de uma maternidade.
”Deve haver uma investigação e todos devemos estar atentos”, disse Harris, que evitou acusar explicitamente a Rússia de crimes de guerra.
Ao seu lado, Duda disse que “é evidente que na Ucrânia os russos estão a cometer crimes de guerra”, acrescentando que, na sua opinião, a invasão russa comporta “características de um genocídio”, porque “visa eliminar e destruir uma nação”.
As autoridades da cidade de Mariupol divulgaram que três pessoas, incluindo uma criança, morreram no bombardeamento da maternidade, ocorrido na quarta-feira.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, justificou hoje o bombardeamento desta infraestrutura por o edifício da maternidade alegadamente servir de base ao grupo nacionalista extremista ucraniano Azov.
Durante a sua visita a Varsóvia, a vice-Presidente norte-americana deve ainda conversar telefonicamente com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que esteve recentemente na Europa, a reunir com aliados, para discutir a crise na Ucrânia.
Harris viajará na sexta-feira para Bucareste, onde se encontrará com o Presidente romeno, Klaus Iohannis, como a própria anunciou no Twitter.
I am en route to Warsaw, Poland and later this week to Bucharest, Romania. This trip comes at an important moment as the United States continues to demonstrate unity with our NATO Allies and provide support to the people of Ukraine in response to Putin’s invasion of Ukraine.
— Vice President Kamala Harris (@VP) March 9, 2022
COM LUSA
- ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA
- EM DIRETO: ACOMPANHE A EMISSÃO DA SIC NOTÍCIAS
- A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais
- Portugal já concedeu 4.626 pedidos de proteção temporária a ucranianos
- Vice-Presidente dos EUA elogia povo polaco pelo acolhimento de refugiados da Ucrânia
- Negociações entre Ucrânia e Rússia: acusações e uma mão cheia de nada
- Número de refugiados da Ucrânia sobe para 2,3 milhões
- Kamala Harris confirma reforço de sistema de mísseis na Polónia
- Guerra na Ucrânia: Reino Unido simplifica processo de entrada para refugiados com passaporte
- José Milhazes e Alexandre Guerreiro analisam as negociações entre a Ucrânia e a Rússia
- Autoridades da Ucrânia abriram mais sete corredores humanitários