Guerra Rússia-Ucrânia

EUA desmantelam rede de aplicações informáticas alegadamente controlada por serviços secretos russos

Terá infetado milhares de dispositivos de ‘hardware’.

EUA desmantelam rede de aplicações informáticas alegadamente controlada por serviços secretos russos

O Governo dos Estados Unidos anunciou quarta-feira ter desmantelado uma rede de ‘bots’ supostamente controlada pela agência de serviços secretos militares russa, a GRU, que terá infetado milhares de dispositivos de ‘hardware’.

‘Bots’, uma abreviatura de ‘robots’ – ou robôs, em português -, são aplicações informáticas desenvolvidas para simular a ação humana na internet, de forma padronizada e repetida.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, deu hoje uma conferência de imprensa conjunta com o diretor do FBI (polícia federal norte-americana), Christopher Wray, para fornecer mais pormenores sobre o assunto.

“Felizmente, conseguimos desmantelar esta rede de ‘bots’ antes de ela poder ser utilizada. Graças ao nosso trabalho em estreita colaboração com parceiros internacionais, conseguimos detetar a infeção de milhares de dispositivos de ‘hardware’ na rede”, disse Garland.

O titular da pasta da Justiça na administração do Presidente Joe Biden recordou que “recentemente, o Governo russo utilizou uma infraestrutura semelhante para atacar alvos ucranianos”.

EUA acusa oligarca russo de violar sanções impostas à Rússia

Garland revelou igualmente que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou o oligarca russo Konstantin Malofeyev de violar as sanções impostas à Rússia.

“Como a acusação indica, o Departamento do Tesouro tinha já identificado Malofeyev como uma das principais fontes de financiamento dos russos que promovem o separatismo na Crimeia e fornecem apoio material à autodenominada ‘República Popular de Donetsk'”, precisou.

O procurador-geral sublinhou que, depois de ser sancionado pelos Estados Unidos, Malofeyev tentou, através de colaboradores, contornar as sanções para adquirir e administrar meios de comunicação na Europa.

Sanções dos EUA

Este anúncio de Garland surgiu ao mesmo tempo que a Casa Branca informava sobre uma nova série de sanções contra a Rússia após o massacre na cidade ucraniana de Bucha, a noroeste de Kiev, onde foram encontrados centenas de civis mortos nas ruas e em valas comuns, após a retirada das tropas russas.

Washington sancionou hoje Maria e Katerina, as duas filhas do Presidente russo, Vladimir Putin; a mulher e a filha do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov; e membros do Conselho de Segurança da Rússia, entre os quais figuram o ex-primeiro-ministro Dmitri Medvedev e o chefe do atual Governo, Mikhail Mishustin.

Os Estados Unidos proibiram também, juntamente com os seus aliados ocidentais, novos investimentos na Rússia e intensificaram as sanções contra os dois principais bancos, Sberbank e Alfa Bank.

Na terça-feira, o Departamento do Tesouro norte-americano já tinha imposto sanções a duas das maiores plataformas que abrigam organizações cibercriminosas e permitem que estas operem a partir da Rússia, ao mercado negro Hydra Merket e à casa de câmbios de moeda virtual Garantex.

Na sua conferência de imprensa, Garland quis enviar uma mensagem “a quem continua a permitir que o regime russo prossiga a sua conduta criminosa”.

“Independentemente da distância para onde naveguem com os seus iates, de quão bem escondam os seus bens, de quão habilmente escrevam o seu ‘malware’ ou ocultem a sua atividade ‘online’, o Departamento de Justiça usará todos os meios disponíveis para encontrá-los, frustrar as suas conspirações e fazer com que prestem contas”, advertiu o responsável.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia