Guerra Rússia-Ucrânia

EUA enviam mais material de defesa e ajuda humanitária para a Ucrânia

Os EUA dizem-se disponíveis para reforçar a defesa antiaérea das forças ucranianas.

EUA enviam mais material de defesa e ajuda humanitária para a Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos revelou esta sexta-feira que o país enviou mais material de defesa e ajuda humanitária para a Ucrânia.

“O povo norte-americano e o resto do mundo juntaram-se para apoiar os ucranianos. Doámos até agora mil milhões de dólares em material de defesa e está mais a caminho [da Ucrânia] neste preciso momento. (…) Iremos também enviar dezenas de milhares de toneladas de mantimentos, desde comida, água e até medicamentos”, informou Joe Biden.

O chefe de Estado norte-americano recordou ainda os 53 mil milhões de dólares que os Estados Unidos vão doar ao Programa Alimentar Mundial – contributo anunciado por Kamala Harris na visita à Polónia – e a entrega de mísseis à NATO.

EUA disponíveis para reforçar defesa antiaérea das forças ucranianas

Os Estados Unidos informaram também esta sexta-feira que a Ucrânia não necessita de aviões de combate para enfrentar os ataques russos, mas pretendem continuar a fornecer mais sistemas de defesa terra-ar, revelou o Departamento de Estado norte-americano.

O Departamento de Defesa norte-americano [Pentágono] rejeitou na quarta-feira, em definitivo, a proposta da Polónia de entregar aos Estados Unidos os seus aviões de combate MiG-29, que depois seriam encaminhados para as forças ucranianas.

Os norte-americanos consideraram a oferta “arriscada” e suscetível de provocar uma escalada russa.

Washington não descartou completamente que um país da NATO possa entregar caças a Kiev, mas referiu que essa seria uma decisão daquele Estado.