O Presidente norte-americano prepara-se para colocar um ponto final na especulação gerada na sequência de um anúncio marcado para o final da tarde desta terça-feira. Sabe-se agora que Donald Trump irá anunciar a mudança da sede do Comando Espacial dos Estados Unidos do Colorado para o Alabama.
A correspondente da SIC nos EUA explica que tem havido muita controvérsia em relação à localização da sede deste polo militar. As autoridades do Alabama e do Colorado defendem, respetivamente, que devem ser as próprias a sediar o Comando Espacial dos Estados Unidos.
A localização deste polo militar tem vindo, ao longo dos últimos anos, a ser tema de discórdia entre republicanos e democratas. No primeiro mandato, Donald Trump tinha mudado a sede do Comando Especial para o Alabama, uma decisão depois revertida por Joe Biden.
A repórter Marta Moreira esclarece que o Comando Espacial norte-americano tem a seu cargo operações como a navegação e as comunicações de tropas via satélite, assim como a função de fornecer avisos sobre lançamento de mísseis.
Acrescenta ainda, a partir de Nova Iorque, que a decisão anunciada hoje por Trump pode ter como base questões financeiras, uma vez que mudar a sede para o estado do Alabama pode ficar mais barato do que permanecer no Colorado, tendo em conta as diferenças no custo de vida.