EUA

Trump ameaça despedir controladores aéreos e promete bónus a quem trabalhar sem salário

O presidente norte-americano propõe dar dois mil dólares a famílias carenciadas através de taxas aduaneiras e mostra-se preocupado com possível bloqueio judicial da sua política tarifária.

Loading...

Donald Trump ameaça despedir os controladores aéreos que não retomem o trabalho. A paralisação do governo ainda não está resolvida, mas Trump avisa que uma decisão judicial contrária arrasaria a economia dos Estados Unidos.

A intenção é agora dar dois mil dólares a famílias de menores rendimentos, provenientes das taxas aduaneiras. O restante seria destinado a reduzir a dívida pública.

Só que Trump está muito preocupado com um eventual bloqueio pelo Supremo Tribunal da política tarifária que ele acredita ser salvadora.

A explicação é muito mais complexa, mas Trump prefere simplificar e dizer que o acordo para desbloquear o governo é bom. Este deverá ser aprovado esta quarta-feira.

Não há prazo para o descongelamento das verbas

Ainda não há data para que as verbas para pagamento de salários estejam disponíveis.

Mas Trump exige que os controladores aéreos, sem acesso aos salários, regressem ao trabalho imediatamente e ameaça "encostar" quem não o fizer. Para os que permanecerem no posto, que o presidente classifica como "grandes patriotas", diz que haverá um bónus.

Os sítios certos vão recebendo cada vez mais americanos em busca de comida.

Num banco alimentar no Arizona, desde 1 de outubro, o movimento aumentou 15 por cento, com 1.400 carros por dia de pessoas sem acesso a apoio alimentar de emergência devido à paralisação do governo.