Um cidadão português foi atingido a tiro na quarta-feira pelo serviço de imigração dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), perto de Baltimore, depois de, alegadamente, ter recusado obedecer a ordens dos agentes.
O Departamento de Segurança dos EUA afirma que os agentes federais aproximaram-se de uma carrinha durante uma operação de “fiscalização à imigração”, dando ordem para parar.
O português terá recusado obedecer e, de acordo com as autoridades norte-americanas, tentou fugir, embatendo em várias viaturas.
Os agentes federais dizem ainda que o português tentou atropelá-los durante a fuga e que, por “temerem pela vida e pela segurança pública”, dispararam “defensivamente”, atingindo o condutor.
Foi identificado como Tiago Alexandre Sousa-Martins e estaria em situação irregular no país, revelam as autoridades norte-americanas. Seguia acompanhado por um cidadão de El Salvador, que sofreu ferimentos na sequência do incidente.
Foram ambos hospitalizados e, de acordo com a imprensa norte-americana, estão fora de perigo.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou ainda que Tiago está em situação irregular no país há anos. Chegou aos EUA em dezembro de 2008 e o visto expirou em fevereiro de 2009.