A polícia federal dos EUA (FBI, na sigla em Inglês) avisa que tem visto um interesse acrescido de piratas informáticos (“hackers”) russos em empresas do setor da energia, desde o início da invasão russa da Ucrânia.
Uma análise do FBI, obtida pela Associated Press na terça-feira, especifica que piratas russos pesquisaram pelo menos cinco empresas de energia, em busca de vulnerabilidades, e pelos menos 18 outras em setores como defesa e serviços financeiros.
Na segunda-feira, a Casa Branca divulgou a existência de “informações” segundo as quais a Federação Russa estava a considerar lançar ataques informáticos contra infraestruturas críticas nos EUA.
Anne Neuberger, conselheira de Joe Biden para as tecnologias emergentes e informáticas, expressou a sua frustração durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, perante a incapacidade de algumas entidades das infraestruturas críticas terem falhado na resolução de problemas conhecidos nos programas informáticos que podem ser explorados por ‘hackers’ russos.