Guerra Rússia-Ucrânia

Forças russas continuam a atacar com mísseis alvos civis da Ucrânia

A Cruz Vermelha alerta os civis que ainda estão em Mariupol de que o tempo se está a “esgotar”.

Forças russas continuam a atacar com mísseis alvos civis da Ucrânia

Em várias cidades da Ucrânia, as forças russas continuam a atacar com mísseis. E, na maioria dos caos, os alvos são instalações civis.

Na região de Lugansk, o alvo dos mísseis russos voltou a ser, esta quarta-feira, uma zona residencial na cidade de Lysychansk. O governador local diz que vários edifícios colapsaram. Não há, ainda, um balanço oficial do número de vítimas.

Mais a norte, a apenas 100 quilómetros de Kharkiv, mas já em território russo, há relato de explosões em Belgorod, possivelmente resultantes de um ataque feito por drone ou míssil balístico ucraniano a um depósito de armas militares russas.

Um prédio em Donetsk, cidade controlada pelos rebeldes, foi atingido por um ataque de míssil.

Descendo 100 quilómetros, na cidade mártir de Mariupol, as imagens mais recentes feitas por satélite mostram a dimensão dos estragos dos ataques russos. O teatro da cidade ficou seriamente danificado.
Noutra imagem, são visíveis as filas de pessoas à porta de um supermercado, à espera de receberem alguns alimentos.

Mas em Mariupol a própria Cruz Vermelha foi bombardeada pelos russos, segundo responsáveis ucranianos. Um porta-voz da Cruz Vermelha já avisou também que o tempo está a esgotar-se para a população civil em Mariupol e noutras frentes de combate.

Numa delas, na zona de Kharkiv, as forças ucranianas mostram material russo capturado numa estrada de acesso à segunda cidade da Ucrânia, incluindo uma antiaérea, sistema de mísseis e vários blindados.

As forças ucranianas planeiam recuperar o material capturado para depois o usarem contra as forças russas.

Numa via de acesso a Kharkiv é ainda visível a destruição de um posto de gasolina e de vários veículos civis. Na estrada ficam inúmeros destroços e as carcaças de viaturas atacadas, mas também corpos de vítimas das forças russas. Uma verdadeira estrada da morte, são pouco mais de 30 quilómetros entre a metrópole de Karkiv e a pequena cidade de Chuhuiv no centro da Ucrânia.

CONFLITO RUSSIA-UCRÂNIA

SAIBA MAIS