Mundo

Gustavo Petro eleito primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia

Presidente eleito com 50,47% dos votos.

Gustavo Petro eleito primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia

Gustavo Petro foi eleito, no domingo, como o primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia, ao obter 11.281.013 votos (50,44%) na segunda volta das eleições, de acordo com resultados oficiais.

Loading...

“Este é um dia histórico”

“Neste momento, o que estamos a escrever é história, uma história nova para a Colômbia, para a América Latina, para o mundo”, disse Petro no discurso de vitória.

O adversário, o milionário Rodolfo Hernandez, obteve 10.580.412 votos (47,31%), uma diferença de quase 701 mil votos, indicam os resultados publicados pelo Registo Nacional, responsável pela organização da eleição.

Petro vai suceder ao Presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir de 07 de agosto e governar até 2026.

O antigo Presidente e atual candidato às eleições brasileiras Lula da Silva disse que a vitória de Gustavo Petro nas presidenciais colombianas fortalece as forças de esquerda na América Latina.

“Felicito calorosamente os companheiros Gustavo Petro e Francia Márquez [no cargo de vice-Presidente] e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo”, disse Luiz Inácio Lula da Silva.

“Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”, acrescentou, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

O histórico líder da esquerda brasileira apoiou Petro na campanha eleitoral como parte de um movimento para promover o regresso da esquerda ao poder na América Latina, como já aconteceu na Argentina, na Bolívia e no Chile.

A antiga Presidente brasileira Dilma Rousseff (2010-2016), também do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, também comemorou a “vitória histórica” da esquerda na Colômbia e destacou a sua importância para o resto do continente.

“É uma grande vitória para o bravo povo colombiano e é também um alento e uma esperança renovada para todas as nações da América Latina que lutam pela democracia e contra o neoliberalismo”, disse.

Lula da Silva lidera as sondagens de intenção de voto para as eleições gerais no Brasil, marcadas para outubro, com uma preferência média de cerca de 44% dos eleitores, à frente do atual Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, com cerca de 32% das intenções de voto.

Com Lusa