António Guterres afirmou esta terça-feira, no final do encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo Serguei Lavrov, estar preocupado com os possíveis crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
O secretário-geral da ONU diz que propôs a criação de um grupo de trabalho para a abertura de corredores humanitários em várias cidades.
“Vim a Moscovo como um mensageiro da paz. Precisamos urgentemente de corredores humanitários que sejam verdadeiramente seguros e eficazes e que sejam respeitados por todos”, afirmou Guterres.
“Propus a criação de um grupo de contacto humanitário que junte a Federação Russa, a Ucrânia e as Nações Unidas, com o objetivo de identificar oportunidades para a abertura de corredores seguros com o fim das hostilidades a nível local e de garantir a sua eficácia”.
Depois do encontro com Serguei Lavrov, o secretário-geral das Nações Unidas irá reunir-se ainda esta terça-feira com o Presidente Vladimir Putin. A viagem de Guterres à Rússia acontece num momento em que o secretário-geral da ONU tem sido alvo de críticas pela sua alegada passividade em tomar medidas concretas para travar a guerra na Ucrânia.
Após a visita a Moscovo, Guterres irá ser recebido, na quinta-feira, em Kiev, pelo chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Saiba mais
- Guterres em Moscovo: secretário-geral da ONU apela a um cessar-fogo na Ucrânia o mais rápido possível
- António Guterres em Moscovo: “Antes tarde que nunca”
- Compreender o conflito (LXI): a hora de Guterres está a chegar
- Guerra na Ucrânia: Guterres e Erdogan reafirmam “necessidade urgente” de acesso a corredores humanitários