Mundo

Irão culpa os Estados Unidos pelo “impasse” em restaurar acordo nuclear de 2015

Negociações para restaurar pacto nuclear estão paradas desde meados de março.

Irão culpa os Estados Unidos pelo “impasse” em restaurar acordo nuclear de 2015

O Irão revelou esta segunda-feira que duvida de que seja alcançado um entendimento para restaurar o acordo nuclear de 2015, algo pelo qual culpou os Estados Unidos.

“Realmente não sabemos se vamos chegar a um acordo ou não”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios estrangeiros do Irão, Said Khatibzade, na conferência de imprensa semanal.

O diplomata voltou a culpar os Estados Unidos pelo “impasse”, dado que “ainda não demonstraram a vontade necessária”. O porta-voz alertou ainda que a “janela de oportunidade [para fechar o negócio] não ficará aberta para sempre”. Apesar disso, Said Khatibzade enfatizou que Teerão “está disposto a fechar um bom acordo”.

As negociações em Viena entre o Irão e a Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China, – com a participação indireta dos Estados Unidos -, para restauração do pacto nuclear de 2015, estão paradas desde meados de março.

Depois de quase um ano de diálogo, tudo indicava que o acordo estava prestes a ser fechado, mas surgiram exigências russas, o que levou a diferenças inconciliáveis entre Teerão e Washington. Nas últimas semanas, o Irão reiterou várias vezes que o levantamento das sanções contra a Guarda Revolucionária é um dos pontos mais importantes para fechar um acordo.

O acordo nuclear limitou o programa atómico iraniano, em troca do levantamento das sanções, mas, em 2018, o então presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou-o e reimpôs sanções ao Irão. Um ano depois, a capital aumentou os seus esforços nucleares – enriquecendo urânio -, como forma de resposta.

SAIBA MAIS